Os líderes de TI são peça fundamental para as empresas aumentarem a produtividade e competitividade em meio a uma crise, mas como é possível entregar os resultados esperados diminuindo custos? Em um cenário econômico incerto, como o que estamos vivendo, diminuir custos está entre as prioridades. Com o aumento dos valores de diversos produtos e a alta da inflação, os negócios começam a ser afetados tanto pela diminuição de vendas, quanto pelo aumento de preços de seus fornecedores. E a verdade é que isso afeta o orçamento de todos os departamentos, inclusive o de TI.
Os CEOs já estão preocupados com a recessão e o impacto dela. Quase 8 em cada 10 líderes empresariais esperam uma recessão nos próximos 12 a 18 meses – ou acreditam que ela já esteja em andamento, de acordo com o C-Suite Outlook Mid-Year 2022, da organização The Conference Board. Entre os CEOs pesquisados globalmente, 61% esperam que a recessão chegue antes do final de 2023 e querem estar preparados.
Deste modo, é necessário pensar em estratégias eficazes para cortar gastos sem afetar o desempenho. Nesse artigo você vai entender como pode otimizar seu orçamento e ainda dar continuidade aos projetos ao avaliar o cenário econômico e ações que podem ser implantadas.
Como a alta da inflação afeta a TI?
Segundo a pesquisa de CEOs de 2022 do Conference Board, a inflação ocupa o segundo lugar na lista de questões que preocupam os principais executivos, logo após o impacto contínuo da pandemia. Isso não é surpreendente, muitos executivos não têm experiência em lidar com essas condições econômicas já que a TI, estava em seus passos iniciais quando a inflação atingiu o ápice pela última vez, há cerca de 20 anos. Fato é que nenhuma empresa pode evitar totalmente o impacto dos custos, os gestores devem analisar os gastos e identificar a gravidade da inflação dentro da organização.
O departamento de TI, acaba sendo afetado com o aumento de preços no custo de hardwares, softwares, equipamentos e serviços. Além disso, o salário da equipe também deve se adequar, o que impacta na aquisição e retenção de talentos com mais gastos.
Dessa forma, esse é o momento dos líderes de TI, prestarem atenção nos custos, pois estão sendo cada vez mais cobrados pelos investimentos realizados. É preciso se adequar à nova realidade do mercado ao buscar vantagens financeiras e formas de comprovarem o retorno dos custos. Ao fazer cortes, os líderes de TI, devem pensar com cautela para não afetarem o desempenho da empresa e diminuir o faturamento.
De acordo com o Business Harvard Review, os gerentes precisam aprender a se ajustar ao efeito que a inflação tem sobre os custos operacionais, como afetam a capacidade e como podem incorporar estratégias eficientes entre custo x desempenho.
Então, como economizar sem comprometer resultados?
Os executivos querem cortar custos para se proteger da inflação e buscam na tecnologia maneiras para otimizar as operações do negócio. Ao mesmo tempo, eles esperam que os gestores de TI, entreguem resultados de forma econômica. Sabemos que eliminar ferramentas para reduzir os custos não é tão difícil. Mas, quando isso resulta em perda de desempenho, a empresa pode acabar deixando de atender às necessidades do cliente e diminuindo sua competitividade.
Quando uma empresa fala sobre negociar desempenho em nome de preços mais baixos, os “alarmes” começam a soar. É razoável prever que veremos um número crescente de estratégias que priorizam o baixo custo à medida que os problemas econômicos, juros e alta inflação continuem. Dessa forma, é preciso pensar em estratégias de redução de custos a longo prazo para não afetarem o negócio.
Os líderes de TI, precisam encontrar o equilíbrio entre a economia e os resultados esperados. Essa pode ser uma tarefa difícil, mas com estratégias bem definidas é possível suprir as necessidades do negócio com soluções de TI eficazes e econômicas. Veja algumas ações que seu departamento de TI, pode adotar para começar a reduzir custos:
1. Tenha mais disciplina fiscal
Os líderes de TI, devem prestar ainda mais atenção para onde o dinheiro ou, em muitos casos, os dólares estão indo. Os preços deixaram de ser estáveis e estão subindo, sendo necessário avaliar os modelos de investimento que ajudam a manter os custos sob controle, como, por exemplo, entender se o CAPEX ou OPEX são mais vantajosos para o seu negócio. Na era dos serviços por assinatura e modelos baseados em uso como o SaaS e o DaaS, o departamento de TI, pode ter mais previsibilidade de gastos com serviços.
Reserve um tempo para avaliar sua base de ativos de software e hardware. Muitas vezes, as empresas acabam deixando sistemas renovarem automaticamente e não observam se o número de licenças está adequado com o de usuários. Aqui está uma oportunidade de reduzir custos através de ferramentas que estão paradas ou que podem ser otimizadas. Sistemas redundantes são um bom alvo para redução de custos, faça um estudo com a sua equipe de TI para garantir um gerenciamento inteligente de custos.
2. Priorize projetos importantes
Muitas vezes, as empresas possuem projetos de alta prioridade onde não é possível reduzir os custos sem afetar o resultado. Nesses casos, priorize esses projetos e aperte o pause em ações de baixa prioridade. Avalie todos os escopos e projetos em andamento, dê continuidade para aqueles que estão alinhados com a estratégia do negócio. Não pare de investir nas soluções críticas que vão sustentá-lo durante a crise, mas no terceiro, quarto, quinto, sexto projeto da sua lista – você pode fazer uma pausa.
3. Mais investimentos em automação
A automação de processos pode resultar em mais eficiência, produtividade e redução de custos. Investir em sistemas e iniciativas digitais pode alavancar o desempenho do negócio e proporcionar uma melhor experiência para os clientes, aumentando o faturamento. Além disso, com processos definidos e equipes menos sobrecarregadas, o departamento de TI ganha força pensar em estratégias voltadas para o negócio.
4. Terceirização como aliada
As empresas de tecnologia que prestam serviços e fornecem soluções podem ser aliados importantes na hora de reduzir os gastos. A terceirização é uma opção econômica de manter a produtividade do seu departamento de TI sem afetar os resultados. Os provedores de tecnologia geralmente possuem maiores parcerias com fornecedores, e conseguem entregar soluções com um valor mais vantajoso para as empresas.
Além disso, a estratégia do seu negócio pode se tornar mais robusta com um parceiro que proporcione mais expertise através da tecnologia. Essa é uma tendência entre as empresas que pretender reduzir gastos, segundo o Gartner, o investimento em serviços de terceirização aumentou em 11% nos departamentos de TI em 2022, por ser uma opção que entrega mais do que benefícios financeiros, mas alta disponibilidade e recursos fundamentais para a TI.
Essas são algumas estratégias que podem ser adotadas para reduzir custos no seu departamento de TI com eficiência, sem perder o desempenho. Mas é importante fica alerta: você pode tornar sua operação simples e enxuta, mas isso não deve comprometer as suas estratégias e resultados futuros.
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