Não é segredo que o mundo mudou significativamente em 2020, provavelmente para sempre. Os eventos recentes aceleraram ainda mais a necessidade de ambientes seguros independente do lugar que sua empresa esteja, mas foi também esse cenário de possibilidades e mobilidade que trouxeram à tona muitas vulnerabilidades dentro das companhias.
Um ano depois de toda essa movimentação, algumas empresas podem considerar a reabertura de escritórios tradicionais novamente, mas o novo paradigma de trabalho, o “remoto”, passou a ser uma opção permanente para muitos. Em um estudo recente da Cisco (2021), uma porcentagem considerável de empresas disse que mais da metade de seus funcionários ainda trabalharia remotamente depois que as restrições à pandemia fossem suspensas.
A grande pergunta agora é: como manter sua empresa segura com tantos pontos de trabalho?
Por muitos anos todas as iniciativas de segurança dentro das empresas eram tidas como gastos desnecessários e todas as medidas tomadas em relação a esse assunto eram tardias. A corrida que tivemos para o trabalho remoto, especialmente para empresas que não haviam cultivado o conceito de home office, evidenciou ainda mais a falta de proteção e segurança de dados.
Algumas organizações se depararam com grandes desafios de segurança como a necessidade de proteger o endpoint, definir políticas de segurança para a organização, ter conexões de rede seguras, entre outras. Enquanto trabalhávamos para proteger este novo ambiente, havia um lado negro se formando; o mundo do cibercrime.
Pesquisas apontam que os ataques cibernéticos cresceram de forma significativa em pouco tempo. No Brasil, foram registradas mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos durante 2020 (Fortinet) e a tendência é de que esse tipo de ameaça se torne cada vez mais frequente.
Embora o cenário pareça desesperador, existem alguns cuidados que podem ser tomados para garantir proteção e continuidade do trabalho remoto. Confira alguns processos e soluções de segurança que podem ser implantados para o time que está em home office:
Segurança de rede – VPN
O home office acabou com aquela diferenciação de “dentro da empresa” e “fora da empresa”, agora o trabalho e o acesso aos dados devem ser possíveis de qualquer lugar. Para que isso aconteça sem causar riscos às informações, é importante ter uma conexão segura, como a VPN. É uma rede privada que garante o tráfego seguro dos usuários e informações, criando um “túnel” criptografado através da internet que conecta as redes – empresarial e doméstica – com segurança.
Fazer Backup
Trabalhar remotamente acaba aumentando as chances de acontecer uma perca de dados, por diversos fatores, como descuidados ou falhas nos dispositivos. Por isso, ter um backup efetivo deixa as informações, planilhas, sistemas, documentos e outros arquivos sempre disponíveis, através de cópias de segurança, replicação e recuperação.
Autenticar usuários
É importante autenticar os usuários que podem ou não acessar determinados registros de dados, além de bloquear e gerenciar identidades que querem acessar a rede sem permissão. Crie logins e senhas com uma camada de validação adicional para acessar a rede, pode ser um token baseado em software (como um aplicativo de telefone) que confirme a identidade do usuário. Dessa forma, a empresa terá mais controle de acessos.
Promover comunicação e uma cultura de segurança
Instrua seus colaboradores sobre as boas práticas de segurança, como por exemplo, não compartilhar informações por whatsapp, ter sempre uma senha segura, não acessar sites duvidosos, entre outras. Se possível, crie políticas que abordem a manipulação de dados e qual conduta os profissionais precisam ter ao acessá-los.
Essas são algumas ações e soluções que podem proporcionar mais segurança para equipes em home office, mas é importante ressaltar que existem muitas ferramentas como edpoint, server protection e firewalls que protegem toda a operação.
Nós sabemos que a pandemia não durará para sempre, mas, como mencionado anteriormente nesse artigo, o trabalho remoto é uma forma viável de administrar muitos negócios. Do ponto de vista da tecnologia, aprendemos que não é somente necessário criar um ambiente de trabalho remoto que funcione, mas também é importante manter o negócio seguro, protegendo as informações internas e, além disso, ter uma força de trabalho remota para proteger a saúde de nossos ativos mais valiosos, nossos colegas de trabalho.
A Verhaw tem soluções que ajudam a sua empresa a funcionar de qualquer lugar de forma segura.