Já foi a época em que a segurança da informação era apenas assunto de TI, atualmente esse tema faz parte da estratégia dos negócios. Os empresários e CIOs estão cada vez mais preocupados em ter mecanismos e soluções que evitam falhas na segurança. Mas, você sabe o que é segurança da informação?
Segurança da Informação
Segurança da informação é a proteção contra ameaças aos dados de uma empresa, sejam ameaças naturais – como por exemplo, queima de arquivos em consequência de um incêndio – ou ataques cibernéticos. A segurança da informação garante a integridade e evita que ocorra vazamento de dados, também bloqueia acessos não autorizados a computadores e redes da empresa. Para isso são usados firewalls, endpoint, backup, entre outras soluções.
Mas, por que minha empresa deve investir em segurança?
Os ataques cibernéticos, invasões a informações sigilosas e “sequestros de dados” estão cada vez mais crescentes nos últimos anos. Por conta disso, muitos negócios estão repensando o orçamento de TI e direcionando mais recursos para a segurança das informações. Uma pesquisa da PwC mostra que 57% dos executivos de TI brasileiros planejam aumentar seus orçamentos de segurança em 2021.
E sua empresa, pretende aumentar a segurança dos dados? Conheça agora 5 razões para investir em segurança da informação.
1. Proteção a ataques cibernéticos e vulnerabilidades
Com soluções de segurança de dados, sua empresa vai estar protegida e preparada para lidar com ameaças. É importante ter firewall e endpoint para evitar com facilidade ataques, invasão de hackers e vírus que roubam informações. Dessa forma, a empresa ficará menos vulnerável digitalmente e terá processos que previnem falhas na segurança.
2. Manter a privacidade de dados dos clientes
Armazenar os dados de clientes de forma segura é uma das maiores preocupações das empresas atualmente. O vazamento desses dados pode causar uma série de impactos negativos, como processos judiciais e até mesmo quebra de confiança dos consumidores. As soluções de segurança protegem os dados e ainda blindam toda a operação, controlando o acesso e manuseio das informações dos seus clientes.
3. Controle de dados internos
Você realmente sabe quem acessa os dados da sua empresa? Ter segurança na rede interna é fundamental, porque as informações ficam disponíveis para todos os usuários. Com soluções de segurança adequadas, é possível estabelecer acessos limitados para as pessoas, controlar usuários e até mesmo bloquear o acesso a sites que podem prejudicar o trabalho ou instalar malwares – que são códigos maliciosos. Além disso, a empresa terá mais segurança de dados quando o colaborador estiver em home office, através de um monitoramento completo.
4. Auxilia na recuperação de desastres
Empresas que já perderam informações, sabem o quanto isso é prejudicial para o trabalho, já que expõe dados internos e causa interrupções em toda a operação. Investir em segurança previne ataques antes mesmo que aconteçam, pois é usado antivírus e sistemas que detectam ameaças. Porém, todos estão sujeitos a desastres naturais ou ataques e, caso isso aconteça, o backup na nuvem garante que a empresa volte a operar rapidamente, pois armazena informações de forma redundante.
5. Garante disponibilidade e funcionamento da empresa
A segurança agrega muito quando falamos em disponibilidade dos serviços. Tendo soluções seguras a empresa não perde dados importantes e, dessa forma, mantém a continuidade da operação. Além disso, a inteligência do negócio aumenta, pois as informações estarão seguras e preservadas para serem usadas em processos decisivos, como por exemplo, criar planos de ação de marketing e/ou vendas baseado nesses dados.
Essas são algumas das razões para sua empresa investir em segurança. Claro, existem outros diversos motivos, como por exemplo redução de custos com resolução de ataques e aumento da produtividade da sua equipe.