Nos últimos anos, novas formas de trabalho em um mundo híbrido estão sendo estabelecidas e o papel dos líderes de TI será fundamental para alavancar os resultados com o avanço de automações, produtividade e digitalização das empresas. A participação de membros da equipe de TI tende a ficar cada vez mais intensa em quase todas as áreas de negócio, já que a maioria dos projetos possui um componente de tecnologia. Isso significa que a tendência é a TI se concentrar em ações estratégicas e que o papel do CIO é alavancar o valor comercial do negócio através da tecnologia.
Porém, essa movimentação é uma via de mão dupla, pois da mesma forma que a importância da TI cresce dentro dos negócios, o nível de cobranças e expectativas de entrega de resultados também aumentam. Por isso, os líderes de TI precisam sempre rever seus planos de ações, orçamentos e suas prioridades de investimento de acordo com a necessidade da empresa e do mercado. De acordo com o Gartner, mais do que apenas direcionar as demandas, os líderes de TI precisam ter características de resiliência como pensamento estratégico, comunicação e rápida resolução de problemas, para conseguir elencar suas prioridades de forma efetiva.
Principais prioridades dos líderes de TI
Com as constantes incertezas econômicas, sociais e políticas que acabam afetando os negócios, os CIOs tentam prever mudanças para transformá-las em resultados. Eles devem usar as principais habilidades, como pensamento estratégico e conhecimento em negócios, para antecipar uma necessidade e assim fazer um planejamento estratégico. Porém, para criar uma estratégia eficaz, com objetivos e resultados reais, é preciso definir – e redefinir sempre que preciso – as prioridades.
Como falamos anteriormente, a TI contribui com projetos de diversos ou quase todos os setores das empresas e as prioridades podem variar para cada um deles, como por exemplo: a área de finanças pode precisar de tecnologia para reduzir custos, já a área de expansão pode buscar soluções para crescimento rápido e produtividade, o departamento de recursos humanos pode priorizar as ferramentas de colaboração, e assim por diante. É fundamental que os líderes de TI tenham suas próprias prioridades e projetos, para que consigam entregar mais do que apenas contribuições operacionais, mas estratégia e valor para as empresas.
Dessa forma, separamos algumas das principais prioridades dos líderes de TI, de acordo com tendências do mercado, que estarão em foco dos investimentos nos próximos meses:
1. Segurança e gerenciamento de risco como foco
Segurança de dados é a prioridade do momento. Investir de forma errada em proteção de dados significa perder lucratividade, vendas e até mesmo a confiança dos clientes. Ter uma segurança que suporte as constantes ameaças cibernéticas e identifique com antecedência possíveis invasões está no TOP 1 de prioridades dos CIOs. O grande desafio é mostrar para os empresários a importância de preparar o negócio para lidar com os riscos, já que ninguém consegue ficar completamente livre de ameaças. Isso demanda investimento, por isso os líderes de TI estão criando estratégias para aumentar o budget em segurança e mostrar para os empresários que prevenção nunca é demais, o melhor custo-benefício é nunca ter que lidar com a perda de dados. Além do aumento no investimento em segurança, a prioridade também é gerar um senso de responsabilidade em cada departamento dentro da empresa. Com a LGPD, é fundamental que todos sigam as políticas de privacidade estabelecidas e entendam a importância da segurança de dados.
2. Ferramentas para o desempenho do trabalho híbrido
Podemos dizer que essa prioridade é uma extensão da anterior: a segurança como foco coloca em evidência como os líderes de TI proporcionarão acesso seguro às informações e sistemas da empresa. Com os colaboradores acessando diferentes redes, de diferentes lugares e até mesmo em diferentes dispositivos, os riscos e vulnerabilidades aumentam e podem deixar a empresa mais exposta a ataques cibernéticos. Com o aumento do trabalho remoto, no qual 60% dos negócios manterão modelo híbrido (Forrester Research 2022), os líderes de TI estão notando a necessidade de oferecer ferramentas de segurança que protejam as informações e, ao mesmo tempo, garantam a flexibilidade do trabalho.
3. Computação na nuvem para governança de dados
Os últimos dois anos mostraram a importância de ter flexibilidade e escalabilidade. A computação na nuvem é um recurso que proporciona mais produtividade, economia e disponibilidade para as empresas. Os CIOs estão priorizando investimentos em cloud para entregarem mais mobilidade – por conta do trabalho híbrido – e para realizarem a governança de dados, já que com a nuvem o gerenciamento de informações pode ser feito de forma segura e em um só lugar.
4. Inovação e transformação digital para mudanças
5G, metaverso e Web3… como essas inovações vão transformar os negócios? Mesmo que pareça um pouco distante da realidade, essas tecnologias já estão entre nós e ganhando espaço entre usuários, o que reflete na forma de consumo e no mundo corporativo. Os líderes de TI sabem que as empresas que não se reinventarem diante das inovações, podem ficar para traz. Por isso, fazer a gestão das mudanças e estar atento as novidades do mercado é prioridade para os líderes que querem estar à frente de seus concorrentes.
5. Transformar redução de custos em lucro
Esse não é necessariamente uma prioridade de investimento, mas uma prioridade de posicionamento do departamento de TI. Os líderes estão incentivando a proatividade, ou seja, ao invés de esperarem as demandas chegarem, criam ações e projetos que entregam soluções ideais para o negócio. Os CIOs começaram a se posicionar de maneira firme e proativa, com o objetivo de fornecer valor, ROI e lucros reais ao invés de simples reduções de custos. A prioridade é, cada vez mais, criar valor comercial e comprovar que a tecnologia impacta diretamente, não apenas na operação do negócio, mas nas vendas.
Essas são algumas das principais prioridades do CIOs para os próximos meses. É importante lembrar que é importante levar em consideração as necessidades do negócio, as habilidades que possui na equipe, os recursos disponíveis, o cenário do mercado e o nível de maturidade digital da empresa para fazer uma categorização de prioridades eficiente. Ocupar um cargo de liderança de TI pode ser realmente um desafio – com tantas mudanças e demandas – mas reavaliar sua estratégia e planejamento faz parte do trabalho, além disso, entender que nada é concreto e tudo pode ser melhorado ou reformulado no meio do caminho. No geral o principal objetivo é: entregar valor para as empresas. Nós, da Verhaw IT, temos expertise e soluções que podem ajudar a alavancar a sua estratégia. Fale com nossos consultores.